terça-feira, 27 de novembro de 2012

Rede de transportes de Porto de Mós

                Autocarro                                    

Estes autocarros, são autocarros que fazem
trajetórias por Porto de Mós, normalmente estes autocarros trabalham de segunda a Sexta-feira e às vezes aos sábados e o horário e de hora em hora.  E também são transportes escolares.






Camiões

Estes camiões normalmente são aqueles que fazem transportes de produtos para toda a Europa










Estação de Comboios
A estação mais próxima de Porto de Mós localiza-se na Rua Dom Carlos I, 2415 Leiria, distando 23,2 km da vila de Porto de Mós, Trabalho de todos os dias Das 5H da manhã até a 1H da Madrugada.




MAPA DE PORTO DE MÓS





Nota:

O Caminho-de-Ferro já circulou na nossa freguesia, vinha da Martingança, passava por Batalha e Porto de Mós, seguindo depois até ao lugar da Bezerra, na freguesia de Serro Ventoso, de onde transportaria o carvão explorado nas minas que ali existiram, juntamente com as das Barrojeiras (Alcanadas). Era o Caminho-de-ferro Mineiro do Lena.Pelos escritos que se consultaram, verificamos que a ideia era prolongar esta linha até ao Entroncamento, ligando assim a Linha do Oeste à do Norte.
carruagem




O Ramal do Lena - assim se chamava este ramal de caminho de ferro que atravessava os concelhos da Batalha e Porto de Mós -, era constituído por uma única via reduzida, havendo desvios para as Alcanadas e para a central termoeléctrica, em Porto de Mós.Para além de efectuar o transporte de carvão das minas da Bezerra e Barrojeiras (Alcanadas) e de outras mercadorias, no que foi muito importante para o comércio, indústria e agricultura da área, o comboio transportava passageiros, que faziam o transbordo na Martingança para a Linha do Oeste, em direcção a Lisboa.O caminho de ferro circulou por aqui, até aos finais da década de 40, deixando de fazer parte da rede ferroviária nacional no ano de 1950, conforme decreto-lei nº. 37822 datado de 16 de Maio de 1950.



croqui caminho ferro











Sem comentários:

Enviar um comentário